sábado, 19 de abril de 2008

LAGOS - Cidade com História


Igreja de Santa Maria

Igreja de Santo António
Informação Sobre Lagos
Apenas a uma hora de automóvel distante do aeroporto de Faro e cercada por algumas das praias mais bonitas do Algarve e Portugal, encontra-se a cidade de Lagos. Situada entre o surpreendente cabo da Ponta da Piedade e uma impressionante faixa da areia branca com 4 quilómetros de extensão chamada Meia Praia, Lagos sobrevê as brilhantes águas do Atlântico.
Históricamente falando, Lagos tornou-se conhecida como um importante centro naval durante a época dos descobrimentos no século XV e funcionou como a capital do Algarve de 1576 até 1756. A cidade foi danificada severamente pelo terramoto do ano 1755; daqui que muita da arquitectura histórica da cidade tem origem nos séculos XVIII e XIX. As suas raízes como uma vila piscatória ainda são aparentes, onde os pescadores locais põem a vela no alvorecer para trazer o pescado do dia, que pode ser comprado no recentemente e renovado Mercado de Peixe, situado no coração da avenida principal, aliás, “A Avenida”.
Enquando um lado da Avenida prospera com pequenas lojas e negócios, no outro lado encontra-se a Marina de Lagos dando as boas-vindas aos navegantes que chegam do Atlântico. Junto a diversos restaurantes e bares fervilhantes, a Marina promove informações e reservas para todos os tipos de desportos aquáticos, incluindo vela, mergulho, ski aquático e pesca desportiva em alto mar, apenas para nomear alguns.
Os praticantes de golfe têm mais de 20 campos de golfe à disposição, que se encontram dispersos por todo o Algarve, dois deles situados na cidade de Lagos e mais outros dois distantes a apenas 15 minutos. Entusiastas de outros desportos podem praticar o ténis, o bowling, a equitação ou mesmo o vôo livre de parapente.
Os apreciadores de praia encontrarão múltiplas opções disponíveis para eles. A sudeste de Lagos encontra-se a Meia Praia, um mundo à parte de outras praias locais. Distinguida pela sua extensão - 4 quilómetros de comprimento - e pela sua areia branca especialmente macia, a praia está livre de rochas e, consequentemente é o lugar perfeito para a prática de todos os tipos de desportos aquáticos.
Há um centro de windsurfe directamente na praia e, durante os meses de verão, o horizonte é frequentemente pontilhado com pequenos triângulos brancos: as velas dos barcos que participam em muitas das regatas.
Nos dias em que há forte vento do norte, os banhistas costumam optar por permanecer perto dos bares de praia ou procuram as areias mais protegidas entre as baías.
A linha costeira oferece uma série de praias interligadas com túneis, que parecem como grutas, incluindo a Praia da Solaria, Praia da Batata e Praia dos Estudantes. Seguindo a costa, a próxima é a Praia do Pinhão, anteriormente um ponto estratégico de observação marítima, foi o local de um antigo forte militar.
O Praia Dona Ana é uma das favoritas e mais procurada pelos turistas, devido às suas bonitas fotos mostradas nos cartões postais espalhados em todo o Algarve , enquando as praias do Camilo e Canavial são, entre outras, no caminho para a Ponta da Piedade as que oferecem uma relaxante atmosfera e refrescantes áreas ensombradas oferecidas pelas rochas em que as praias são escavadas.
Mais a oeste e situado ao pé de uma encosta íngreme fica Porto do Mós (na foto), um bonito tapete de areia protegido também por falésias crescentes. Todas estas praias são consideradas como boas alternativas e fornecem uma protecção contra o vento do norte, mas a Meia Praia é sempre a melhor opção quando há uma alta ondulação e o vento vem de sudeste, assim com a sua ampla largura permite que as ondas quebrem mais suavemente do que nas praias rochosas de menores dimensões.
Qualquer que seja a preferência, velejar, mergulhar ou um bom jogo de golfe; qualquer que seja o sabor, seja de peixes grelhados frescos em um dos bares de praia ou explorar a linha costeira aconchegada com baías, Lagos tem algo a oferecer para todos.

Sem comentários: